Caso isso aconteça, é muito importante que você saiba como proceder para evitar ter maiores problemas e garantir que o seu carro seja devolvido o mais rápido possível.
O que é uma busca e apreensão de veículo?
Uma busca e apreensão de veículo é o processo pelo qual o banco ou financeira pode tomar posse de um carro que está sendo financiado pelo consumidor (devedor), se o financiamento estiver com atraso nos pagamentos.
Se você estiver enfrentando uma busca e apreensão do seu veículo, há algumas coisas que você pode fazer para tentar evitar a perda do seu carro.
As principais razões para uma busca e apreensão de veículo são:
Atraso no pagamento do financiamento de uma ou mais parcelas.
A violação de alguma cláusula do contrato, por exemplo, se você vendeu o carro sem autorização prévia do banco.
Se você usou o veículo como garantia para outro empréstimo, e não conseguiu fazer os pagamentos desse empréstimo, é possível que haja uma busca e apreensão do bem pelos credores.
HIPÓTESES DE RECUPERAÇÃO DO VEÍCULO
O dono do bem poderá tentar recuperá-lo mediante o pagamento da dívida junto ao credor, além dos custos envolvidos no processo de busca e apreensão. Se o dono do bem não pagar a dívida em até 5 dias, o bem poderá ser leiloado para pagamento da dívida.
Procure imediatamente o banco para tentar negociar um acordo;
Se não for possível chegar a um acordo com o banco, você deverá procurar um advogado especializado para verificar se houve alguma irregularidade na apreensão do seu veículo;
Após a análise do caso pelo advogado, você poderá entrar com uma ação judicial para pedir a revisão do contrato e em caso de irregularidades a consequente devolução do seu veículo;
Caso a sentença judicial seja favorável a você, o banco será obrigado a devolver o seu veículo ou no caso da impossibilidade a instituição deverá indenizar o consumidor.
Comentários